Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?


Os quelônios são animais pertencentes ao grupo dos répteis, caracterizada pela presença de uma carapaça. Nesse grupo, encontramos os jabutis, cágados e tartarugas. Esses animais apresentam muitas semelhanças, entretanto são seres muito diferentes. Vamos conhecer essas diferenças?

Cágado

São animais de água doce, mas que também podem viver no ambiente terrestre. São muito parecidos com as tartarugas. Suas patas possuem membranas interdigitais, ou seja, uma “película” entre os dedos que os ajuda a nadar. Também apresentam unhas, o que facilita a locomoção em terra. O casco dos cágados é mais achatado e hidrodinâmico se comparado ao dos jabutis, o que facilita o nado. Ao contrário deles, os cágados possuem longos pescoços que podem ser inclinados lateralmente como uma dobradiça. São muito ágeis dentro d’água, e podem deslizar rapidamente ao menor sinal de perigo. Eles gostam de tomar sol fora da água, na margem dos rios, são carnívoros e seu alimento preferido são os peixes.

Cágado 
- Animal de água doce que vivem em rios e lagos
- Casco mais achatado e patas que possuem dedos com membranas interdigitais, o que facilita o nado.
- flexionam o pescoço lateralmente, pescoço longo.
- É comum vermos cágados descansando ao sol, fora da água, na margem dos rios
- Os cágados são carnívoros, alimentando-se principalmente de peixes


Jabuti 
Os jabutis são exclusivamente terrestres e, dentre os quelônios, são os únicos que não vivem na água. O casco é bem alto e suas patas são cilíndricas como a de um elefante, além de apresentarem unhas. Seu pescoço é retraído verticalmente. Os jabutis machos possuem o plastrão (sua “barriga”) curvado, de forma que ele consegue se encaixar direitinho sobre a fêmea na hora da cópula. São animais muito lentos, podendo demorar cerca de 5 horas para percorrer 1 km. Podem comer de tudo (são onívoros), mas preferem vegetais.

Jabuti
- Exclusivamente terrestres.
- Casco alto e patas traseiras em formato cilíndrico parecidas com pastas de elefante.
- Cryptodiria (Pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco).
- Nos machos, o plastrão (parte ventral do casco) é côncavo o que o que facilita o procedimento da cópula, de modo que o macho possa encaixar-se sobre a fêmea.
- É um animal muito lento e pode demorar em torno de 5 horas para percorre 1 km.
- os jabutis comem de tudo, mas tem grande preferência por vegetais

Tartaruga
No geral, se não é cágado nem jabuti, podemos falar que é tartaruga. As tartarugas geralmente são marinhas, mas existem espécies de água doce também. Suas patas têm o formato de remo, o que ajuda muito na natação, já que são animais aquáticos e que só vão para a terra para botar ovos. Diferente dos cágados, as tartarugas não conseguem esconder seu pescoço lateralmente, que é bem mais curto. Gostam de comer moluscos, algas, crustáceos e peixes.


Tartaruga
- Animais tanto de água doce, como de água salgada.
- Possuem corpo mais achatado, o que facilita seus movimentos dentro d’água.
- Cryptodira (pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco).
- As tartarugas marinhas possuem as patas modificadas em forma de “remo” para que possam nadar com mais facilidade.
- As tartarugas marinhas se alimenta de algas, moluscos, crustáceos e peixes, enquanto as de água doce, de peixes, insertos, moluscos, crustáceos e plantas.


Veja: Anatomia interna de uma tartaruga


Conheça o projeto Tamar. Clique aqui...

Revista Mundo dos bichos. Clique aqui...


Preserve a natureza
São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas


COMPARTILHAR

Autor:

Ao se aventurar em qualquer atividade em ambientes naturais e hostis, devemos estar cientes que os riscos existem e com o conhecimento correto das técnicas de sobrevivência juntos com a responsabilidade podemos superamos os desafios.

Anterior
Proxima