Caatinga sobrevivência, tipos de vegetação, regiões, animais, árvores típicas


Caatinga do tupi: mata branca. Bioma exclusivamente brasileiro, nesse artigo sobre a caatinga irei compartilhar. Conhecimento gerias sobre a caatinga, vegetações, animais, como sobreviver nela...

Adventure Club Brasil: iniciamos o projeto Caatinga nele iremos compartilhar conhecimentos gerais sobre uma região exclusivamente brasileira. Esse conhecimento é fundamental para um aventureiro, pois não basta apenas saber as técnicas de sobrevivência temos que conhecer os colocais nos quais nos encontramos.

Caatinga (do tupi: ka'a [mata] + tinga [branca] = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 11% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).

Você pode continuar lendo mais e aprimorar o seu conhecimento sobre a Caatinga no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga

Sobrevivência na caatinga.
Na seca a caatinga, transforma-se num emaranhado de galhos e ramos retorcidos, espinhos, cactos. Todo aparentemente morto, rios sem água, açudes vazios, animais escassos. Essa é uma imagem do sertão sem vida.
Porem a realidade da caatinga é um bioma a ser desvendado mesmo com todo esse aspecto de vegetação morta, com as primeiras chuvas a folhagem desabrocha de um a três dias, tudo reverdece.

Desafio da caatinga
Estamos convictos e conscientes que nossa capacitação para enfrentarmos os desafios da Caatinga será uma verdadeira luta de sobrevivência.

Ao se deparar com uma situação de sobrevivência na caatinga, você estará exposto aos fatores, Sol, Frio, cede, fome, animais e também sua vegetação.
Perdido na CaatingaAo ter a certeza que você não será resgatado procure por um local a sombra, pare pense e analise a situação procure ver quais os itens que você tem que possa ser utilizado para a sua sobrevivência. 

Por exemplo 
Faca
Isqueiro
Cantil ou garrafa
Cordas
Sacolas plásticas
Esses itens são sempre bem comuns está junto de uma pessoa que sair para caminhar na cantiga. depois de analisar os itens e saber quais serão utilizados. Observe sua roupa procure usar roupas folgadas evitando soar muito.

Prioridade água – a água é sempre bem escassa na caatinga essa prioridade é item número um da sobrevivência. Mas como o seu corpo ainda está bem hidratado deixaremos a água para a diante.

Encontre, ou crie um abrigo – A Caatinga oferece muitos locais de abrigo naturais dependendo de qual região você esteja. Procure por cavernas olhe ao redor procurando grandes blocos de rochas sempre em locais assim é possível achar um bom local para se abrigar. mas tenha cuidado locais como cavernas ou com grande volume de pedras sempre poderá ter algum perigo como cobras, aranhas, escorpião.Em cavernas também deveremos toma cuidado com locais que tenha morcegos ele pode transmitir doenças como a raiva. Procure não dormir diretamente no chão. Faça uma plataforma utilizado galhos e pedras.
Ou crie um abrigo no meio da vegetação procure um local em um ambiente plano e limpo utilize ganhos. Você pode fazer um abrigo empilhando galhos em ambos os lados, depois colocar arbustos, folhas, ou outras plantas sobre a estrutura. Use arbustos ou galhos verdes (ramos) de árvores para bloquear o vento, feche o máximo de lados que puder do seu abrigo.

Dica:
Certifique-se de que seu abrigo não seja tão escondido a ponto de você passar o tempo todo nele e impedir que as pessoas lhe encontrem.
Não gaste energia demais construindo o abrigo perfeito, ou você vai ficar exausto.
Explore a área. Embora você não deva andar demais por aí, você deve explorar a área imediatamente ao seu redor para tentar encontrar algo útil.

Prioridade água – Agora sim voltaremos a prioridade número um água. Em uma situação de sobrevivência, você pode viver até três dias sem água, mas no fim do segundo dia você não estará em muito boa forma; encontre água antes disso.

Na caatinga em período que não esteja chovendo a água é um dos elementos mais escasso. Porém é sempre possível encontra plantas bem verdes na caatinga o ano todo. O exemplo de uma delas é o juazeiro. Ele tem a capacidade de permanecer sempre verde, mesmo no período de seca, devido às raízes profundas que exploram quaisquer resquícios de água no subsolo ou solo.

coletando água utilizando o método chamado sacola de transpiração para coletar água
Tudo o que você precisa é de uma sacola de plástico. Pegue uma sacola e amarre-a ao redor de um arbusto ou de um galho de árvore com folhas bem verdes coloque uma pedra no interior para criar um ponto mais baixo onde a água será coletada.


Durante o período de um dia, a planta irá transpirar e produzir umidade que será coletada no ponto baixo. Não será uma grande quantidade de água, mas você terá um pouco para se hidratar.




Outra maneira de coletar água por transpiração é utilizando uma garrafa pet como mostra a imagem.

Dica: inicie o processo de coletar água através da transpiração de folhas antes das demais tarefas como a construção de abrigo.




Abordagem geral sobre as plantas que retém água na caatinga


As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

Coletando água da vegetação – algumas plantas da caatinga como a coroa de frade (nome científico Melocactus bahiensis) é um cacto do bioma Caatinga, de formato arredondado. Esse cacto é rico em água basta retira todos os espinhos descasca e poderá consumir a parte branca é cheio de água.
     

Esse tipo de cacto é usado para fins medicinais. Os povos do Semiárido costumam fazer chá para tratar doenças nos rins e no intestino. Ela tem uma boa reserva de água e proteína.



Mandacaru (nome científico Cereus jamacaru)

O mandacaru  planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água. O fruto tem cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimentos para aves da região. É também comestível para humanos.

Fruto do mandacaru 



De origem mexicana, largamente difundida no Nordeste brasileiro - recebendo o nome genérico de palma (é, ainda, conhecida por: urumbeta, cacto, cacto-de-cochonilha, palma-de-engorda, palma-miúda, palma-forrageira, palma-doce, palmatória-doce, nopal, cardo-de-cochonilha, cacto-sem-espinhos).

 
Opuntia cochenillifera (Nopalea cochenillifera, Nopalea coccinellifera, Cactus cochenilliferus e Cactus cochenillifer).

Incluindo o fato desta planta ser aliada nos tratamentos de saúde (é rica em vitaminas minerais, contendo 17 tipos de aminoácidos). Diversos micronutrientes contidos neste vegetal (incluindo, uma grande quantidade de vitamina A, do complexo B e C, e minerais como o ferro, cálcio potássio e outros),
Alimentação humana: tanto a fruta da palma como as raquetes, pode ser consumida.
Uso medicinal: é considerado antidiarreico, antidisentérico, peitoral, antiasmático, diurético, cardiotônico, antinflamatório, da bexiga e da uretra (no alívio das dores) e no tratamento do diabetes;



O umbuzeiro (Spondias tuberosa) é uma planta xerófila, pertence à família das Anacardiáceas, nativa do Nordeste brasileiro. É uma árvore de crescimento lento, excessivamente esgalhada, formando copa baixa, densa, com tronco retorcido, ramos tortuosos e cobertos de bastante folhagem podendo chegar até dez metros de diâmetro, atingindo às vezes oito metros de altura.



O sistema radicular possui uma estrutura de túbera ou batata denominada de xilopódio, o qual é constituído de tecido que armazena água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, entre outras, vitamina C.

Dicas: Para se conseguir água da batata basta cava e retira a mesma. Em uma situação de sobrevivência recomendo fazer esse processo apenas se a sua necessidade for grande pois todo esse esforço pode não vale a pena.



Forte de água na caatinga.
Alguns dos açudes, lagoas ou rios vazios que encontramos no meio da caatinga provavelmente não será possível extrair água deles.
Observe a imagem a baixo. Nesse aspecto encontramos um lago sem arbustos verdes na margem isso significa que não tem água próximo ao solo.


Ao encontra um local que tenha arbustos verdes ou sinal de água “solo molhado” cave e tente adquirir água mesmo que esteja em mal estado. Mas atenção veja a imagem abaixo nunca colete água de locais que tenha amimais mortos.
Essa água não poderá ser consumida.


Situação extrema
Em uma situação no qual você esteja sem qualquer fonte de água e seu corpo esteja no limite. Você poderá coletar essa água, mas nunca consumir diretamente. para pode consumir teremos que filtra essa água.

Processo de filtragem de água.
Uma das melhores maneiras para filtrar água é usando o método demostrada na imagem. Você pode utilizar tanto uma garrafa PET como também sacos plásticos e até mesmo tecidos. Podemos também utilizar as nossas próprias roupas.

Material para filtragem: Tecido, carvão, areia fina e cascalho.



Depois de filtrar a água, agora você poderá ferver para matar os agentes patógenos eliminando qualquer risco a saúde. Ferva a água por cerca de 10 a 15 minutos.




COMPARTILHAR

Autor:

Ao se aventurar em qualquer atividade em ambientes naturais e hostis, devemos estar cientes que os riscos existem e com o conhecimento correto das técnicas de sobrevivência juntos com a responsabilidade podemos superamos os desafios.

Anterior
Proxima